SOBRE cultivar a leveza e o olhar de encantamento! SOBRE o dia em que celebrei a vida em meio as amadas lavandas!
Em meus momentos de leitura, Manoel de Barros me lembrou/alertou:
“Que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós”.
Concordo com Manoel. E com esse olhar e lembrete, retomo nossas conversas por aqui. Já faz um tempinho que não escrevo aqui no blog. Foram tantas atividades e vivências nos últimos meses que não consegui me dedicar à escrita para além dos meus Momentos Terapêuticos (minha prática de Escrita Terapêutica é sagrada!). A vida se tornou bem intensa. Já sou o tipo de pessoa que vivencia tudo com intensidade, mas confesso que foram meses tão intensos e de tantas demandas que tive que optar por ir vivendo um dia de cada vez, me abrindo e acolhendo as demandas que iam chegando e realizando as prioridades.
Após toda essa intensidade, que incluiu momentos de inverno profundo. E com ele, reavaliações. (Sim; pois para quem busca um caminho autêntico, de leveza e de saúde, reavaliar é parte constante do processo.) Cheguei a um momento muito desejado. Celebrar a vida em pleno campo de lavandas!
Ah, meu coração! Coisa mais linda! A primavera se fez enquanto ciclo natural e enquanto ciclo de vida! Em uma deliciosa pausa para SER me lembrando de Manoel de Barros e das “importâncias” da vida a partir do meu olhar, daquilo que me causa encantamento e me faz sentir viva. Daquilo que faz sentido para mim e me traz a sensação de um BEM VIVER; eis que chegou o momento de me presentear e curtir meu aniversário me reenergizando com uma das coisas que mais amo além da escrita, dos livros e das criações no ateliê; estar em contato com a natureza e nutrir o olhar de encantamento pelas belezas da vida.
E na programação, a realização deste desejo especial. Conhecer um campo de lavandas! Uma plantação das minhas amadas lavandas! O destino: Fazenda Maria Vitória em São Bento Abade _MG que fica a aproximadamente 30 km da charmosa São Thomé das Letras. Os proprietários da fazenda têm uma lojinha com produtos à base de lavandas, claro. O lavandário recebe o nome de Lavandas da Serra. E o Empório em São Thomé, não por acaso, tem o nome de Villa Provençal. Momento encantador que complementou a beleza e boas sensações do passeio degustando um chazinho de lavanda e outras delícias também à base de lavanda como um delicioso brigadeiro e um mel produzido pelas abelhas que também adoram as lavandas e pelo lavandário operam produzindo essa riqueza para nós …ahaaa…porque a experiência merecia ser completa não acha?!
Se você me acompanha pelas redes sociais da Papoliê sabe da minha paixão por elas. Tanto que já compartilhei por lá alguns dos meus Momentos Terapêuticos com minhas singelas mudinhas de apartamento que me fazem tão bem. E se quiser você pode acompanhar no destaque do stories “Pausa para SER”.
E a paixão é tanta por toda beleza e benefícios que essa plantinha amada traz para nossa saúde e bem-estar que para compartilhar ainda mais o poder terapêutico delas e nutrir não só o meu bem-estar e olhar de encantamento, mas o seu também; que em uma parceria linda com a Naplee Tea temos as queridas lavandas na composição do blend ENCANTAMENTO (não poderia ter nome mais apropriado, concorda? rss) na nossa linha de Chás e Infusões Artesanais.
Então, dá para imaginar como foi especial esse momento de celebração da vida em meio a esse campo repleto de lavandas né?! Parecia criança abrindo aquela caixinha de presente tão esperada.
E fiquei dias reverberando essa vivência e pensando como essa sensação alimenta a alma, gera energia e bem-estar para nossa vida. E mais, fiquei pensando o quanto mesmo nos momentos mais intensos da vida, em que as demandas se tornam mais constantes, é aí que se faz ainda mais necessário permitir-nos pausas, nos nutrir das “importâncias” da vida. Nutrir das coisas que alimentam a nossa alma, cultivam a leveza, o bem-estar e nos dão energia para seguir realizando as nossas atividades com serenidade. Pois do contrário, os pesos começam a se acumular, o estresse se torna cada dia mais presente, com ele vem a ansiedade, a irritabilidade e tantas outras formas possíveis de mal estar. E aqui entre nós; tudo o que não queremos não é mesmo?!
É claro que poder sair para contemplar um campo de lavandas, ou contemplar um parque, cachoeiras, praias e tantas outras belezas que a natureza nos proporciona é sempre revigorante e especial não é mesmo?! Mas como isso não é algo que possa fazer parte da rotina da maioria das pessoas; vale pensar nos pequenos grandes detalhes que podem ser inseridos no seu dia a dia, na sua rotina que possam ter o mesmo efeito/o mesmo benefício: nutrir e alimentar seu olhar de encantamento pela vida, cultivar a leveza, o olhar de gratidão, aliviar o estresse das demandas intensas gerando boa energia, vitalidade e inspiração. E, oh! Nada muito complicado viu?!
Como o próprio Manoel de Barros nos alerta, nada que possa ser medido com fita métrica, nem com balanças e afins. E acrescento; nada que possa ser medido/avaliado pelo olhar do outro, mas pelo seu. Por aquilo que possa causar ENCANTAMENTO em você, a partir do seu olhar, como os campos de lavandas causaram em mim. Simples assim!!!
Pensando nisso, que tal criar sua listinha de desejos especiais a serem realizados, mas principalmente, criar uma listinha de ideias que possam ser incluídas no seu dia a dia para nutrir seu olhar de encantamento através de pequenas pausas? Uma listinha das coisas importantes que não podem ser medidas por fita métrica, nem balanças e muito menos avaliadas pelo outro, mas por você e pelo encantamento que lhe causam. Pense, escreva, experimente! Se permita cultivar a leveza e o encantamento. Se permita pausas para SER e sinta os benefícios em sua saúde física e emocional.
Gostou da ideia? Me conta! Você já pratica essas pausas com esse olhar nos seu dia a dia? Quer papear mais a respeito? Te convido a continuarmos esse papo nos comentários e nos textos futuros. Estou deixando reverberar todo esse prazer, boa energia, inspiração e beleza vivenciadas nesta celebração para seguirmos nos nutrindo de sentimentos positivos e muita coisa boa por aqui. Celebrando sempre a vida, os pequenos e grandes detalhes e momentos que fazem a diferença e nos convidam a um BEM VIVER! Vamos juntxs?!