O CADERNO_espaço para escrever e (re)escrever a nossa história, encontrando clareza, autenticidade, criatividade, leveza e bem-estar

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá.
Em todos os desenhos coloridos vou estar:
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel.

Sou eu que vou ser seu colega,
Seus problemas ajudar a resolver.
Te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver.
Serei de você confidente fiel,
Se seu pranto molhar meu papel.

Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser.
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado, se lhe dá prazer.
A vida segue sempre em frente, o que se há de fazer.
Só peço a você um favor, se puder:
Não me esqueça num canto qualquer.

Essa música é um lindo recorte da relação profunda e significativa que podemos estabelecer com um caderno e ao mesmo tempo dos benefícios que podemos ter ao criarmos essa relação.

O caderno é daquele tipo de amigo que não nos julga, que aceita tudo aquilo que quisermos lhe contar. Das coisas mais bizarras as mais lindas, das mais amedrontadoras, as mais delicadas, singelas. Das mais raivosas, as mais humoradas, enfim, o caderno aceita uma infinidade de conversas, dos temas mais diversos, com a influência dos mais variados sentimentos, tom de voz e alterações de humores (inclusive as alterações mais drásticas do período da TPM rsss).

E por não nos julgar, nos sentimos acolhidos e com a liberdade de deixar o papo fluir e falarmos do que quisermos e como quisermos. E o bom disso é que o caderno é uma amigo tão esperto, tão inteligente, que ele vai nos dando corda ou melhor… folhas e mais folhas em branco para podermos falar mais e mais até que chega um momento em que nós mesmos já estamos nos escutando e então passamos a enxergar coisas, situações, sentimentos que ao iniciarmos a conversa não conseguíamos perceber. E então, como se fosse mágica (mas, não é), em algumas conversas chegamos a algumas conclusões, tomamos decisões, aceitamos nossos sentimentos, nosso momento, aprendemos com eles e nos fortalecemos e amadurecemos. Em outros, até decidimos que não vale a pena gastar nossa energia, foi bom o papo, valeu, mas que aquele conteúdo que iniciou a conversa já não está tão pesado ou tão irritante ou difícil assim. E em outros; já em outros, o papo vai, o papo vem, mas é preciso parar, respirar, deixar a conversa registrada descansar para quem sabe em outro momento continuar essa conversa e ir de papo em papo juntando as peças do quebra-cabeça?

E assim vamos, papeando, escrevendo no nosso caderno e escrevendo e (re)escrevendo a nossa história. Com mais clareza, autenticidade, criatividade, leveza e bem-estar.

Sim, pois desta forma usamos o caderno e a escrita como uma forma criativa para o autoconhecimento que nos possibilita muitos benefícios. Nas palavras de Pennebaker, Psicólogo que iniciou as pesquisas sobre os benefícios da escrita para o bem-estar físico e emocional, “(…)a escrita é uma poderosa ferramenta para se encontrar o significado das coisas. O ato de escrever promove a autocompreensão.” E assim, a partir desta autocompreensão, temos a possibilidade de ter mais clareza para construir uma vida mais alinhada com nossos sentimentos e valores. Uma vida com mais sentido, encantamento, leveza e bem-estar.

Concorda? Já tem um amigo caderno? Já usa da escrita como ferramenta para o autoconhecimento e bem-estar? Se sim, me conta aí nos comentários, você já percebeu esses benefícios na sua vida? Ou que outros benefícios seu amigo caderno lhe trouxe? E se você ainda não tem um amigo caderno, o que achou do texto? Da ideia?

E que tal experimentar um pré-aquecimento gratuito do Curso Online de Escrita Criativa e Terapêutica “Percurso Escrever para SER” com um conteúdo gratuito para você conhecer e vivenciar a proposta de usar o caderno como esse espaço de autocuidado, autoconhecimento para escrever e (re)escrever sua história?! É só se cadastrar direto na plataforma  no espaço cadastre-se gratuitamente clicando neste link

E para te inspirar, deixo a música do Toquinho nesse vídeo que soube demonstrar toda a essência da letra: O Caderno.

O Caderno_ Toquinho

Adriane Nóbrega

Adriane Nóbrega é escritora da própria história e acredita que um belo caminho para alcançar mudanças e transformações para uma vida com mais leveza e bem-estar é através do autoconhecimento e autocuidado por meio da escrita, da literatura, práticas meditativas e contemplativas e outras formas de expressão criativa. Assim, desenvolve recursos e práticas terapêuticas, além de Imersões, Oficinas, Curso de Escrita Terapêutica e outros serviços para te inspirar e auxiliar a escrever sua história com leveza, encantamento e criatividade, aprendendo muito com seus próprios caderninhos e com a vida.

Website:

2 Comentários

  1. Até que fim achei o que estava procurando. Artigo bem
    completo sobre o assunto. Obrigado pela informação.
    Compartilhei no meu pinterest.

    • Adriane Nóbrega

      Olá! Que bom que gostou! Sinta-se bem vinda sempre e busque pela aba Papo de Caderno que você encontrará outros textos e inspirações sobre usar o caderno com estes objetivos. 🙂 abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *