Benefícios de Escrever em um Diário da Gratidão
Você já experimentou finalizar seu dia com um momento de acolhimento, autocuidado e gratidão? Saiba que fazer uma pausa para se cuidar, autoanalisar o seu dia e perceber que talvez nem tudo foi perfeito, mas que sempre tem algo a agradecer ou a aprender com os desafios, ajuda a diminuir o peso, aliviar o cansaço e dormir mais leve.
Para mim, o olhar de gratidão pela vida é uma escolha diária! É um estilo de vida! (até falei a respeito neste outro texto) E como eterna aprendiz que sou, escolho diariamente focar minhas lentes na gratidão. Te confesso que claro, não é fácil, afinal, nem tudo são flores na vida. Mas sinto o reflexo desta escolha ao ver a vida fluindo mais leve e livremente e com muito mais momentos de bem-estar do que de estresse, ansiedade e outros pesos desnecessários que são gerados quando nos mantemos no ciclo vicioso da reclamação.
E pesquisas demonstram isso. Em um estudo, por exemplo, feito por Emmons & McCullough, eles identificaram que o hábito de escrever em um Diário da Gratidão é uma pequena ação, mas que traz grandes benefícios, pois nos ajuda a focar nas coisas boas e quanto mais mantermos esse foco, mais nos abrimos a perceber o que nos acontece de bom e consequentemente nos tornamos mais otimistas, mais positivos, mais perceptivos, mais felizes, mais generosos e vamos nos nutrindo dia a dia de sentimentos positivos.
Veja que interessante! Essa pesquisa que ele realizaram foi desenvolvida com 4 grupos de pessoas que escreviam todas as noites, sendo que: Um grupo escrevia em um diário 5 coisas pelas quais eram gratos. Outro grupo escrevia 5 coisas negativas, ou seja, falavam sobre as suas chateações. Reclamavam! Um terceiro grupo escrevia 5 coisas nas quais se consideravam melhores que os outros na vida, ou seja, em que se sentiam superiores. E um quarto grupo que era o grupo controle e escrevia sobre 5 coisas que aconteciam com eles durante o dia.
Dentre as descobertas o que é interessante destacar é que o pior resultado quanto as variáveis pesquisadas: otimismo, felicidade, generosidade, sucesso e saúde física; foi do grupo que descrevia suas chateações. E o melhor resultado em todas essas variáveis pesquisadas, foi do grupo que focou na gratidão.
Ou seja, sair do ciclo vicioso da reclamação e focar nossa atenção, nosso olhar na gratidão é uma ótima forma de nos nutrirmos de coisas boas e gerar muitos benefícios para nossa vida. Destaco ainda, para além dos benefícios já descritos, a possibilidade de nos tornarmos mais receptivos e menos reativos.
Penso que ao focarmos nosso olhar nas coisas boas que nos acontecem, nos tornamos mais abertos, mais receptivos. Sabendo que desafios e situações que nos causam mal estar, podem é claro acontecer, mas que ao invés de estarmos sempre reclamando ou na defensiva, podemos nos abrir ao olhar de gratidão. E ter uma consciência mais receptiva e menos reativa é um dos caminhos possíveis para diminuir e até mesmo dissolver sentimentos negativos como Rick Hanson nos fala nesse trechinho do seu livro “O Cérebro e a Felicidade”:
“Às vezes, diante de uma consciência receptiva e não reativa, seus pensamentos e sentimentos negativos podem se dissolver como névoa da manhã num dia ensolarado.”
Que lindeza não é?! Poder ter a oportunidade de mudar nosso foco e escolher estar mais abertos à vida e aos inúmeros benefícios que essa abertura através do olhar da gratidão e consequentemente desta consciência mais receptiva nos permite é algo que não depende do outro…que nós podemos fazer por nós mesmos. Está ao nosso alcance. Está literalmente nas nossas mãos! E é simples, basta escolher um caderno para chamar de seu e iniciar um Diário da Gratidão!
E então? Já pensou que a Escrita da Gratidão pode ser um belo e simples caminho para você começar a experimentar e/ou ampliar essa mudança de foco? Uma oportunidade para você vivenciar cada vez mais o sentimento da gratidão? E através desse olhar expandido por seus escritos ter a oportunidade não só de diminuir e por vezes até dissolver os sentimentos e pensamentos negativos como Rick Hanson nos mostra nesse trecho do livro, mas também de muito autoconhecimento e assim ter mais clareza e autonomia das suas decisões saindo do modo automático, reativo e consequentemente gerando mais leveza e bem-estar para sua vida e relações?
Sim; escrever em um Caderno da Gratidão, além dos benefícios que descrevi na pesquisa acima, é também uma oportunidade de reflexões, aprendizados e muito autoconhecimento. Pois a cada momento que você pausar e se permitir um tempinho para escrever e analisar o seu dia com o foco na gratidão, você estará não só se nutrindo deste sentimento positivo, mas também poderá identificar através das suas reflexões, aquilo que te faz bem, aquilo que precisa cuidar, melhorar, desenvolver. E assim, ao invés de ficar no ciclo vicioso da reclamação, abrir o portal para que a partir dos aprendizados e conexões com você mesmo e com o que faz sentido para você, deixar a vida fluir mais leve e livremente.
Bom não é?! Você já usa essa belíssima ferramenta do caderno e da Escrita da Gratidão? Me conta nos comentários, como flui para você essa prática? Vou adorar saber do seu processo e percepções.
E se quiser experimentar na prática alguns exercícios com esse objetivo e vivenciar também o livre fluir da vida através da #EscritadaGratidão, baixe o “Caderno de Exercícios da Gratidão” que desenvolvi com base em estudos da Psicologia Positiva e na minha vivência com meu próprio caderno e escritos. É só acessar a parte superior aqui do blog, baixar gratuitamente e começar a vivenciar essa prática também.
Enfim, crie o hábito de escrever e agradecer diariamente! E sinta os benefícios você também!